top of page

O Colégio Voo Livre adota uma concepção construtivista interacionista do conhecimento, que provoca um outro olhar sobre as propostas e posturas pedagógicas. Mostra a criança como um sujeito social, interativo, produtor do conhecimento, a partir de situações vivenciadas dentro e fora da escola, confirmando a importância de se considerar a criança no seu tempo, com suas necessidades de atendimento e educação.

Esses argumentos explicam a finalidade que a Educação Infantil tem hoje: a de atender aos interesses e necessidades das crianças, que são peculiares nessa faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

Do ponto de vista educativo, essa é uma etapa escolar bastante complexa, pois o grau e a velocidade de mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nas crianças, nessa faixa etária, não podem ser comparados com nenhum período de vida do indivíduo. 

 

As crianças nos primeiros cinco anos de vida, adquirem conhecimentos, hábitos e comportamentos de forma variadas e em contextos diversos. Essa construção se dá de forma majorante, isto é, como uma passagem de um estado de menos conhecimento para um estado de maior conhecimento, ampliando as estruturas cognitivas.

 

Na fase da Educação Infantil, enfatiza-se a importância da participação das crianças nos trabalhos em grupo, nas brincadeiras e nos jogos com regras. Nessas atividades, elas exercitam a defesa de seus direitos e de seus pontos de vista, trabalhando a autonomia.

 

O Colégio Voo Livre atende na Educação Infantil, crianças de 02 a 05 anos, no turno matutino e vespertino,  adotando a seguinte nomenclatura.

Maternal II (G2) - 02 (dois) anos

Maternal III (G3) - 03 (três) anos

1º Período (G4) - 04 (quatro) anos

2º Período (G5) - 05 (cinco) anos

bottom of page